11 de ago. de 2010

[Tutorial] Sincronizando Legendas

Legenda desincronizada é sempre uma coisa frustrante. Você espera horas pro filme/série baixar e na hora de ver a legenda não tá legal. E muitas vezes, mesmo procurando e testando várias legendas ainda assim a gente não consegue encontrar uma que bata legal. Então vou nesse breve tutorial ensinar uma maneira rápida de como sincronizar uma legenda e dar umas dicas para uns casos mais complicados de arrumar.

No nosso tutorial você vai precisar do seguinte programa:

Subtitle Workshop 4 - Vou usar a versão 4 aqui porque é a que eu tenho no PC, mas a 3 que eu já usei também funciona da mesma maneira.


1 - Iniciando o Subtitle Workshop

A primeira coisa que você tem a fazer, logicamente, é abrir o Subtitle Workshop 4. Quando abrir ele se apresentará da seguinte forma:


A tela principal do programa é dividida basicamente em 2 partes. A de cima onde você pode abrir um vídeo pra auxiliar na hora de editar/criar uma legenda e a de baixo que é onde aparece as linhas de legendas e os textos que podem ser alterados.

Depois que você iniciou o programa o proxímo passo é abrir a legenda que você quer editar.


Clique em File na barra superior e em Load Subtitle... (1) pra depois escolher a legenda que você quer arrumar.


Depois de abrir a legenda as linhas de legenda vão aparecer na parte mais central da tela (1) e o texto da linha selecionada pra ser editada na parte mais inferior (2).

Caso você queria - e eu recomendo - pode abrir também o video cuja legenda você está editando pra facilitar sua vida. Para tanto faça o seguinte.


Vá em Video, Open... e selecione o video.

2 - Sincronizando a Legenda

Pronto, vamos começar de verdade a sincronizar. Vou tentar ensinar como arrumar qualquer tipo de legenda, mas o caso mais fácil é quando ela toda está atrasada ou adiantada, ou seja, apenas desincronizada. Quando a legenda começa direito mas acaba termianndo antes do filme acabar, aí já é um problema de pra quantidade de frames que ela foi feita, mas mesmo assim não é algo difícil de ser arrmado.


Como da para ver na imagem a legenda que deveria estar aparecendo nos 35s (1), está aparendo bem antes, aos 29s (2). Portanto, o que temos que fazer é trazer essa legenda cerca de 6 segundos pra frente pra ela sincronizar com o video. Para isso você vai fazer o seguinte.


Clique em Edit (1), Timings (2) e depois selecione Set Delay... (3). Feito isso aparecerá a seguinte caixa.


Nessa caixa vamos sincronizar nossa legenda. Primeiro escolha a aba Set Delay (1) e depois escolha For all the subtitles (2) pra alterar a legenda como um todo e não só algumas partes. Feito isso escolha se você quer adiantar ou atrasar a legenda. No nosso caso queremos adiantar a legenda cerca de 6 segundos, por isso escolhemos o + (3). Feito isso escolha o tempo que sera modificado (4) e clique em Apply (5).


Pronto, se seu problema for só esse sua legenda estará sincronizada. Basta Salvar e está pronto.

Caso não fique muito boa com o tempo selecionado repita o processo, ou simplesmente selecione todas as legendas (Ctrl+A) e vá diminuindo/aumentando o tempo utilizando as teclas de atalho Crtl+Shift+N para atrasar e Ctrl+Shift+H para adiantar. Caso o delay seja pouco eu acho mais fácil usar as teclas de atalho.

3 - Corrigindo Diferença de Frames

Como eu disse no começo, pode acontecer de o problema não ser só de sincronia e sim de frames. Aí, nesse caso a legenda ao invés de estar fora de posição, ela é menor ou maior que o video.


Repare que a legenda acaba muito antes (1) que o filme (2). Pra resolver isso faremos o seguinte.


Clique em Edit (1), Timings (2), depois Adjust (3) e finalmente Adjust Subtitle... (4). A seguinte caixa aparecerá.


Aqui vem a parte não difícil, mas talvez um pouco mais trabalhosa, que é descobrir o tempo que começa a primeira e a ultima linha de legenda do video. Aí não tem muito o que se possa fazer pra ajudar não. è ir no video e olhar. Quando você tiver esses tempos, coloque-os nos devidos lugares (1) e clique em Adjust (2).


Pronto, outro problema da legenda resolvido. Feito isso basta salvar.

Espero que tenham gostado. Editar legendas não é nenhum bicho de sete cabeças, basta saber o problema que é fácil resolvê-lo. Qualquer dúvida deixem um comentário que eu tentarei ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário