30 de jul. de 2010

[Tutorial] Fazendo um DVD com Menu Interativo - Parte III

Passo 3 – Incrementando o DVD

Como eu disse no final da segunda parte do Tutorial, quem quiser gravar o DVD desse ponto já pode, basta pular pro passo 4. Aqui nesse passo vou ensinar a colocar opções que darão a interatividade do DVD. Como, por exemplo, seleção de cenas, de legendas e extras.

3.1 – Criando o Menu Configurações

Depois de ter criados os marcadores (1), como foi feito anteriormente, começaremos criando o Menu Configurações. Nele teremos as opções de escolha de áudio e legenda. No caso do filme que usei pro tutorial só temos um áudio, mas a partir da seleção de legendas dá pra entender o funcionamento e aplicar no caso de haver mais de um áudio.


O menu das configurações será um sub-menu do menu principal, portanto basta seguir as indicações da figura acima. Clique com o botão direito do mouse em Menu (2) e quando surgir as opções em Insert e escolha a Submenu (3).


Feito isso será criado um sub-menu e surgirá um link pra ele no menu principal (1). Clique com o botão direito no link, selecione Button Style e escolha Image Only (2). Em seguida, no menu da direita, clique em Media e em Thumbnail Properties selecione a imagem (3).


Pronto, criamos o menu, agora vamos dar forma a ele. Clique em Menu 2 (1) que deve ter aparecido na árvore da esquerda quando você criou o sub-menu, para entrar no menu de configurações. Dentro do menu vamos escolher o fundo. Clique em Background Media (2) e em Vídeo clique em Replace... pra escolher a imagem que será o plano de fundo do nosso menu.


Escolhida a imagem vamos colocar os botões que servirão para escolher as legendas e os áudios. No nosso caso, temos apenas um áudio, portanto não precisamos criar um botão para ele, mas temos duas opções de legendas – português e sem legendas – portanto teremos que criar 2 botões. Pra criá-los, clique em Insert (1) e selecione Empty Button (2).


Feito isso deve aparecer um botão na tela (1). Utilizando os passos descritos anteriormente selecione a imagem pro botão. Como selecionamos um Empty Button, ele a princípio não faz nada, por isso você deve configurá-lo. Clique no botão (1) e depois em Action (2) em seguida selecione pra onde você quer ir quando apertar esse botão em Destination (3). Aqui eu escolhi a opção Menu, que é o menu principal. Portanto, quando eu selecionar a legenda o DVD vai automaticamente pro menu principal. Você pode escolher outros destinos como outro menu, diretamente pro filme ou ainda permanecer no próprio menu. Complementando, você pode escolher pra qual botão do destino escolhido você quer que o DVD vá. Pra isso basta escolher em Destination Button (4).Eu geralmente escolho o botão que inicia o filme, que foi a opção feita aqui.
Depois de escolhido o destino basta selecionar qual legenda será acionada por aquele botão. Pra isso basta lembrar da ordem em que você colocou as legendas quando colocou o filme no DVD, no caso de haver mais de uma legenda, ou simplesmente escolher 1 em Set Subtitle Track (5) caso haja a apenas uma legenda. Pra opção sem legenda ao invés de 1 selecione OFF.
Casa haja mais de um áudio siga os mesmos passos mudando apenas o último passo, onde ao invés de escolher o áudio em Set Subtitle Track você selecionará em Set Áudio Track.
Repita o processo para todos os botões que você colocou no menu.


Depois de configurado, selecione o botão que serve pra voltar pro menu anterior (1), escolha a imagem de sua preferência na caixa no canto inferior esquerdo (2) clique com o botão direito nela e escolha Replace Button (3). Você pode também escolher uma imagem a sua escolha clicando em Media no menu da direita e escolhendo a imagem em Frame Media (4).

3.2 – Criando o Menu Seleção de Cenas

Terminamos o Menu Configurações, vamos partir agora pro Menu Seleção de Cenas que na minha opinião é a parte mais maçante de se fazer.


Volte para o menu principal e clique com o botão direito no botão do filme (1) e selecione Insert Scene Selection Menu... Vai aparecer a opção de quantas cenas por página você quer que apareça. Escolha a opção que preferir, lembrando que muitas cenas agilizam o trabalho, mas ficam muito pequenas na tela.


Escolhido o número de cenas, selecione a primeira página do Menu de seleção de cenas que aparecerá na árvore da esquerda (1). Altere o fundo clicando em Background (2) e selecionando a imagem em Vídeo como feito anteriormente. Após isso altere a imagem dos botões de voltar e avanças páginas (3) exatamente como feito no menu configurações e depois aumente/diminua e mude os textos das cenas da maneira que achar melhor. Infelizmente não tem como automatizar (pelo menos não que eu saiba) o processo, então você terá que repetir isso pra todas as outras páginas do menu. Porém, há dicas que podem ser úteis, como, por exemplo, anotar as posições de cada cena no menu pra repeti-las nas outras páginas. Para isso clique na cena e no menu da direita clique em Tranformations. Lá vai ter todas as informações desde tamanho da imagem que está indicando a cena, até sua posição no menu. Existem outras, mas que pra quem esta aprendendo não são interessantes, pois podem confundir um pouco.


Outra coisa que pode ser feita é escolher a imagem da própria cena. Pra fazer essa escolha clique na cena (1), Clique em Media no menu da direita e em Start Time (2) escolha o tempo que você esta a imagem que você deseja. Ainda dá pra escolher se você quer que as cenas apareçam estáticas ou se mexendo. Pra isso clique em Style (3) e escolha entre Still (estático) e Animated (animado).

3.3 – Criando o Menu de Extras

Criado o Menu Seleção de Cenas, vamos criar um menu para os extras. No nosso DVD vamos ter de extras: comentários de áudio, trailer e uma entrevista.


O primeiro passo é criar um sub-menu que nem criamos pro Menu Configurações. Feito isso selecione a imagem de fundo clicando em Background (1) no menu a direita e selecionando a imagem em Vídeo (2). Feito isso vamos primeiro adicionar o trailer e a entrevista. Clique em no menu com o botão direito (3), selecione Insert e escolha Media... Repita o processo pros dois vídeos.


Posicione os vídeos (1) no menu e altere a imagem como já fizemos várias vezes. Depois disso coloque um Empty Button no menu que nem fizemos no Menu Configurações e altere sua imagem. Clique no Empty Button (2) e em Action (3). Agora modifique os destinos (4) que nem já feito no Menu Configurações e pra terminar escolha a faixa de áudio que representa os comentários em Set Áudio Track (5) – na foto a indicação está errada, mas pode confiar no que eu digo.

3.4 – Finalizando o DVD


Já colocamos o filme no DVD, criamos menus de Seleção de Cenas, Legendas e Extras, podemos agora gravar o DVD. Vamos só finalizar o Menu Principal agora.
Volte pro menu principal e clique em Background Media (1). Já escolhemos a imagem de fundo anteriormente, então podemos pular essa parte, mas podemos ainda escolher uma musica de fundo. Pra isso, ainda em Background Media clique em Áudio e selecione a musica de sua preferência.
Pra evitar que a musica acabe e fique sem tocar nada clique em End Action (2) e em Command escolhendo a opção Loop (3). Com isso ao terminar a música ela irá recomeçar.
Pronto, terminamos, vamos agora gravar o DVD.

Continua na Parte IV...

Nenhum comentário:

Postar um comentário