Há uns 10 anos, quando eu comprei o meu primeiro gravador de CD, finalmente tive internet boa (leia-se não discada com 256 kbps) e descobri que dava para gravar filmes em um CD e assisti-los pelo aparelho de DVD, resolvi que ia aprender como se fazia os tais VCDs. De lá pra cá mudei do VCD para o DVD e só não passei pro Blu-ray por não ter mais saco de ir procurar como faz, por me contentar com os DVDs e por não ter um gravador, sem falar de nunca ter vista BluRay virgem à venda (tá certo que eu também nunca procurei). Porém, uma coisa que nunca mudou foi o fato de eu normalmente fazer uma capa personalizada pro filme.
Normalmente, os filmes que eu transformo em DVD são filmes de terror, isso por dois motivos simples. O primeiro é que este é um dos meus gêneros preferidos, e o segundo é o simples fato de que muitos filmes clássicos de terror não saíram em DVD aqui no Brasil, ou se saíram são de péssima qualidade. Não que eu faça com uma qualidade melhor, mas pelo menos eu faço do jeito que eu quero.
No início as capas eram simples adaptações/traduções das capas das versões lançadas no exterior. Porém, de uns tempos pra cá venho tentando criar uma capas mais customizadas e seguindo um projeto gráfico. E como ando meio sem tempo e sem saco de fazer os DVDs, tenho feito as capas de alguns filmes que eu gosto só pelo simples prazer de fazer.
Essa ideia de um projeto gráfico tem um único culpado, o The Criterion Collection.
Uma das coisas que eu gostaria que tivesse por aqui no Brasil é um The
Criterion Collection da vida. E nem é muito pelo acervo de filmes
clássicos e modernos contendo vários extras, tudo isso com o mais alto
padrão de qualidade. E sim pelo projeto gráfico belíssimo que os DVDs
possuem. Desde as capas normalmente lindas que fogem do padrão poster de
cinema até a padronização simples mas elegante e funcional que eles
possuem. Como exemplo do que eu digo seguem algumas capas da Criterion.


Procurando por títulos da Criterion no Google, descobri que muita gente tem como hobby criar suas próprias capas seguindo o template dela. É mais fácil encontrar imagem de capa customizada do que das originais. Com essa ideia em mente resolvi fazer as minhas versões também. Como ia focar mais em filmes de terror resolvi chamar ao invés de Criterion Collection, chamar de Creepy Collection, pra poder ter haver com o temas, mas ainda poder me aproveitar do "C" da logomarca. Dito isso segue algumas das minhas tentativas.
Dia dos Namorados Macabro
Ataque dos Tomates Assassinos
Pelo Amor e Pela Morte
Perdidos no Vale dos Dinossauros
Videodrome
O Incrível Homem que Derreteu
Suspiria