11 de jul. de 2022

[Idiossincrasias/Música] A Rainha da Ópera

Uma das coisas que eu acho mais interessante é perceber como coisas totalmente desconexas acabam se conectando e tecendo uma teia de sentidos nas nossas vidas. Deve ter um nome pra esse tipo de situação. Se não tiver deveria ter. 

Toda noite, desde outubro de 2019, eu me pego cantando, com minha voz terrivelmente desafinada, para colocar meu filho pra dormir. Memórias da minha mãe cantando pra mim sempre surgem e eu sinto um calor no coração por estar repetindo esse ritual com meu filho. 

Tem duas músicas que eu tenho uma lembrança vívida da minha mãe cantando pra mim. "A Praça" do Ronnie Von e "Desencontro de Primavera" do Hermes Aquino, que são canções sobre saudade, sobre um amor que partiu. Eu pequeno não tinha essa noção, mas depois que cresci um pouco, e comecei a entender as letras, achava estranho que ela cantasse essas músicas pra me por pra dormir. Porém, agora pai, e cantando pro meu filho, me pego numa situação parecida cantando "Spread Your Wings" do Queen. 
 

"Spread Your Wings" não fala de saudade nem de um amor perdido, mas fala de seguir com o seu destino, de buscar alcançar seus sonhos. São situações bem distintas, mas que me remete, pensando no meu pequeno, ao conflito de querer que ele seja grande, dono do seu destino, e de querer ele junto de mim pra sempre, ao mesmo tempo. Hoje eu entendo minha mãe cantando sobre saudade pra uma criança que mal tinha acabado de nascer, já imaginando que poderia acontecer o que aconteceu, de estarmos distantes mais de 500 km um do outro, nos vendo pouquíssimas vezes por ano.

Mas a conexão que eu mencionei no começo do texto não é essa, e sim a conexão que "Spread Your Wings" tem com o filme "O Fantasma da Ópera" pra mim.


Lá em 2004, na época do lançamento, eu fui ver o filme "Fantasma da Ópera" do Joel Schumacher, com Gerald Butler como o fantasma da ópera, no cinema. Por sinal, fomos minha mãe, minha madrinha e eu, numa sessão com pouquíssima gente. Apesar da sessão vazia eu curti bastante o filme e fiquei encantado com as músicas. 

Primeira coisa que eu fiz quando cheguei em casa foi procurar as músicas para baixar no Kazaa. Lembrando que em 2004 não existia Spotify, Deezer, etc, e YouTube eu acho que tava começando, se é que já existia. Então a alternativa que eu tinha era essa. Quando pesquisei por "Phantom of The Opera", além da trilha sonora, apareceu uma versão do Nightwish, banda que eu não conhecia, mas que deixou meu eu adolescente louco com a sua versão metal da música. A partir dali eu comecei as baixar todas as músicas que eu encontrava da banda.


Pra quem usou Kazaa ou afins P2P na época, sabe que era muito comum baixar músicas descritas de forma errada. Seja porque estava com título errado, ou o mais comum, como sendo de outra banda. Bem, dentre as músicas que eu baixei tinha uma que o título era "Lord of The Rings". A música claramente era sobre o Senhor dos Anéis, e ela claramente não era do Nightwish. Mas de que banda era? Passei um tempo sem saber. Na verdade durante um tempo eu achava que pudesse ser algum dos membros homens do Nightwish cantando. Só um bom tempo depois foi que eu descobri que aquela música era dum disco chamado "The Forgotten Tales" da banda Blind Guardian.


Confesso que não curto muito Blind Guardian, mas esse disco eu gosto bastante. Basicamente são covers de algumas músicas famosas e algumas versões alternativas de músicas já lançadas pela banda. Dentre os covers, o disco possui: "Mr. Sandman", "Surfin' U.S.A.", "Barbara Ann", e a minha preferida, "Spread Your Wings".

Foi essa versão que despertou meu interesse pro Queen, banda que eu conhecia apenas por causa do clipe de "I Want to Break Free", com o Fred Mercury vestido de mulher faxinando a casa, mas que nunca tinha ido atrás de ouvir mais profundamente. Foi graças a ela que o Queen se tornou uma das minhas bandas preferidas e é graças a ela que meu filho dorme ao som de "Spread Your Wings", "Seaside Rendezvous", "Bicycle", "Don't Stop Me Now, dentre outras.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário