6 de set de 2009

[Tutorial] Fazendo um DVD com Menu Interativo - Parte II

Dando continuidade ao tutorial de como fazer um DVD com Menu Interativo, vamos começar realmente a fazer o DVD.

Passo 2 – Criando o DVD

2.1 – Escolhendo as Configurações do DVD

Continuando com o Tutorial, vamos à construção do DVD em si. Abra o DVD Architect. Quando aberto, você verá uma tela parecida com essa.


Nela podemos ver os diretórios do DVD (1), que vai ser onde teremos as informações sobre o que o nosso DVD contém. Em (2) será onde visualizaremos e organizaremos o que aparecerá na tela do televisor quando o DVD for colocado pra tocar. Em (3) temos várias informações sobre o que tiver selecionado na tela que poderão e serão ajustados no decorrer da construção. Pra finalizar, em (4) temos onde aparecerão as trilhas de vídeo e áudio que tocarão naquela tela.
Conhecendo um pouco mais sobre o programa vamos começar.


Vá em File e clique em New. Vai abrir uma janela que dá as opções de fazer o DVD com menu, sem menu, uma compilação de clipes ou um disco de fotos. Como queremos um DVD com menu escolhemos ela (provavelmente ela já estará escolhida, mas certifique-se). Depois vamos escolher o formato do vídeo (1), se ele vai ser NTSC ou PAL e se vai ser widescreen ou fullscreen. Eu sempre escolho NTSC (720x480), só variando entre widescreen e fullscreen dependendo do filme. Depois, escolha para o áudio o formato AC-3 Stereo e clique em OK.

2.2 – Criando o Menu Principal


Pronto, já podemos começar a fazer o DVD. Como dá pra perceber o meu filme é no formato widescreen (reparem na tela azul mais alongada), mas as instruções servem pra o fullscreen da mesma forma.
Pra começar vamos escolher a imagem de fundo que será utilizada no menu principal. Pra isso pegue uma imagem da internet ou edite uma imagem num editor de imagem como Photoshop, por exemplo. Para filmes em fullscreen recomendo imagens com formato 720x480, já pra widescreen faça com 1440x800 ou menor, mas mantendo essa proporção.
Depois de já ter uma imagem vá em Background Media (1), clique em Vídeo (2) e depois em Replace... (3). Feito isso encontra a imagem que você escolheu e clique em Abrir.


Se a imagem não ficar ajustada feito a minha, clique em Stretch Type, próximo a onde você escolheu a imagem de fundo, e escolha a melhor opção para a sua imagem.
A imagem que eu fiz já tinha o nome do filme, então o texto Menu 1 (1) que já começa na página não vai me servir pra nada, por isso eu vou deletá-lo, porém, se você quiser colocar o nome do filme, basta clicar em cima dele e apertar F2, que o texto é liberado para edição. Escolha o nome que quiser e depois coloque o título na posição desejada.
Feito isso adicionamos o filme clicando na cruz amarela no canto superior esquerdo e depois clicando em Media... (2). Encontre o vídeo que convertemos na Sony Vegas e clique em Abrir.

2.3 – Adicionando o Filme


O filme vai aparecer na tela como uma pequena imagem e um texto abaixo. Temos a opção de escolher entre 3 opções. Só a imagem, só o texto ou deixar ou deixar os dois, que é como já está. Eu particularmente prefiro apenas texto, mas nesse disco eu resolvi colocar uma pequena imagem junto aos nomes que eu escrevi na própria imagem de fundo, então clico no vídeo com o botão direito (1), vou para Button Style (3) e escolha uma das opções, no meu caso, Image Only (4).


Agora que só tem a imagem, vou escolher a imagem que eu quero, portanto clico em cima do vídeo, vou em Media (1) e clico em Thumbnail Media e escolho a imagem que eu previamente editei no Photoshop. Depois disso você verá que a imagem do vídeo foi alterada (3).
Caso você tenha escolhido apenas texto, clique no vídeo e aperte F2 para poder editar o texto.
Aqui vale uma dica na hora de escolher o canto onde colocar as coisas na tela. Nunca coloque nada próximo demais das bordas, porque elas serão “comidas” pelo seu televisor, então sempre que for colocar algo na tela, respeito as linhas que aparecem no meio da tela, o que será comido da imagem é mais ou menos até onde a linha mais externa marca.


Depois de alterada a imagem você pode alterar o tamanho dela. Para isso basta clicar no botão Sizing Tool (1) indicado na figura e arrastar os quadrados que aparecerão ao redor da imagem (2). Feito isso vamos escolher como o botão ficará em destaque quando ele estiver selecionado na TV. Pra isso clique no botão, clique em Highlight (3) e vá em Style (4). Aqui você terá a opção de escolher entre vários estilos.
O primeiro, Rectangle, como o próprio nome diz, cria um retângulo da cor escolhida ao redor do texto/imagem. O segundo Mask Overlay, vai ficar no formato da imagem e/ou do texto que você escolheu. O terceiro e o quarto, Text Rectangle e Image Rectangle são semelhantes ao primeiro, com a diferença de caso você tenha escolhido pro botão ser de texto e imagem ele vai criar o retângulo em volta apenas da opção escolhida. Os 2 a seguir seguem a mesma lógica só que ao invés de retângulos, o destaque vai ficar no formato do tipo escolhido. O penúltimo, Underline, cria um sublinhado abaixo do texto/imagem. E o último, Custom, permite criar um destaque num formato diferente da imagem ou do texto do botão.
Escolha um dos tipos descritos acima. Lembrando que o estilo escolhido só vai valer pra esse botão, se você colocar outro botão na tela, você tem a opção de utilizar um estilo diferente.
Se você quiser ter uma idéia de como ficou o destaque naopção escolhida clique no botão Preview que fica ma barra superior, junto dos botões de abrir, colocar e salvar, só que mais para o centro da tela.

2.4 – Adicionando o Áudio


Agora que customizamos o botão a nossa maneira, vamos arrumar o vídeo direitinho. Dê um clique duplo no botão ou entre no filme a partir do link dele nos diretórios (1). Você irá sair do Menu Principal e irá para o filme. Clique em Track Media (2), e depois em Áudio (3) e escolha o áudio que convertemos no Sony Vegas.


Uma coisa dispensável de se fazer, mas que pode a ser útil caso seu filme tenha mais de uma faixa de áudio, é escolher o idioma do áudio (1). Clique onde está indicado e escolha a que melhor se encaixa.

2.5 – Adicionando Legendas

Vamos agora colocar as legendas e, caso seu filme tenha mais de uma faixa de áudio, colocá-la também. Clique na cruz amarela (2) e selecione Insert Subtitle Track (3). Caso queira adicionar outra faixa de áudio clique em Insert Audio Track e não se esqueça de memorizar a ordem das faixas, será importante mais pra frente.
Antes de escolher a legenda, vamos primeiro converter a legenda para um formato que o DVD Architect reconheça.
Normalmente as legendas encontradas pela internet estão em formato SubRip (*.srt), SubStation Alpha (*.ssa) ou SubbSonic (*.sub), porém o DVD Architect reconhece a MAC DVD Studio Pro (*.txt), por isso vamos ter que converter a legenda e pra isso utilizaremos o programa Subtitle Workshop 4.


Abra o programa, clique em File (1), Open e encontre a legenda. Depois de aberta a legenda basta ressalvar no formato certo, então vá novamente em File, Save As... e na janela que abrir, encontre a parta do nosso projeto (2), dê um nome adequado (3) e escolha o formato MAC DVD Studio Pro (4). Clique em Salvar e pode voltar ao DVD Architect.


Agora que já temos a legenda no formato certo, clique no ícone da pasta (1), e encontre a legenda que você acabou de salvar no Subtitle Workshop.


Quando você coloca a legenda ela aparece com as configurações padrão dela. Cor branca, fonte arial pequena, etc. Eu nos meus DVDs gosto da legenda na cor amarela e grande porque sou meio cegueta. Mas fica a critério de cada um. Vou mostrar aqui como eu altero as minhas.
Primeiro diminua o trecho das trilhas mostradas na tela clicando nos botões de + e – que tem no canto inferior direito (1). Escolha um lugar que tenha uma linha da legenda e clique nele. A imagem do filme vai pra cena desta fala e você poderá visualizá-la. Clique na legenda (2) e altere a fonte (3) e o tamanho dela (4). Se quiser que a legenda fique em negrito aperte o botão B (5). Depois disso, vá em Color Set, Color Set 4, que é a cor definida pras legendas e altere de branco pra cor que você quiser (6). Feito isso, veja onde está esse trecho de legenda nas trilhas e clique com o botão direito do mouse nela e, escolha a opção Apply Formatting To Selected Tracks (7) pra aplicar as configurações escolhidas pras demais legendas.
Como pode ser visto na imagem e vocês vão perceber quando aplicarem a legenda é que quando tem uma quebra de linha, no programa fica uma linha em branco separando as outras duas linhas de texto. Isso é um bug que o DVD Architect tem até a versão 4, pelo menos. Nas mais atuais eu não sei se já consertaram, mas é fácil de resolver. Apenas salve o projeto que estamos fazendo no Architect, feixe ele e depois abra novamente que magicamente essa misteriosa linha em branco vai ter sumido.


Reparem no mesmo trecho, agora com a legenda consertada após ter apenas salvado o projeto, fechado e logo em seguida aberto o projeto novamente.

2.6 – Criando Capítulos


Agora vamos fazer uma coisa que é opcional. Criar Capítulos. Eu digo que é opcional porque apesar de dar um ar mais profissional ao DVD e facilitar na hora de encontrar uma cena, dá um pouco de trabalho.
O que vamos fazer é colocar Marcadores para cada um dos capítulos que quisermos ter no nosso DVD. Para isso basta escolher a partir da trilha de vídeo onde quer começar um capítulo e apertar o botão Insert Scene/Chapter Mark (1) ou simplemente apertar a tecla M. Faça isso para o filme todo, colocando quantos capítulos desejar.
Aproveite que está passando o filem para encontrar trechos onde a legenda esteja em mais do que duas linhas, como a da figura acima (2). Caso encontre, basta diminuir o tamanho da fonte até caber ou simplesmente editar o texto clicando em cima da legenda e apertando F2.
Feito isso, terminamos a parte principal que é colocar o vídeo, as legendas e dividir em capítulos. Se quiser já gravar o DVD é possível, porém ainda farei um menu pra seleção de cenas, seleção de legendas e extras. Caso faça o DVD a partir daqui as legendas, os áudios e os capítulos terão que ser acessados através do controle remoto apenas.

Continua na Parte III...